7 de outubro de 2011

As Excelências da Santa Missa


LEONARDO DE PORTO-MAURÍCIO
da Ordem dos Frades Menores

AS EXCELÊNCIAS
DA
SANTA MISSA


Conforme a edição romana de 1737
dedicada a S.S. o Papa Clemente XII


DEDICATÓRIA

Santíssimo Padre,
O mínimo dos Frades Menores, humildemente prostrado aos pés de Vª Santidade, ousa oferecer-vos este livrinho. Vai publicado sob o título de “TESOURO OCULTO”, mas para vossa grande alma, é um tesouro há longo tempo conhecido, pois trata da excelência e utilidade da Santa Missa, que constitui toda a vossa consolação e é o esplendor da Igreja de Deus.

A conveniência e a justiça combinadas levam-me a apresentar-vos esta humilde homenagem.

Nada mais conveniente; pois já que trará do mais augusto de todos os sacrifícios, a quem poderia ser melhor dedicado este livro do que ao primeiro de todos os Padres? E onde poderia eu buscar apoio mais precioso, senão no patrocínio do Pastor supremo, que longe de guardar em si sua grande piedade, deseja tão ardentemente espalhá-la em proveito dos povos tão necessitados de luz? Igualmente, nada mais justo. Numerosos e poderosíssimos são os motivos que, de longa data, me impelem a manifestar em atos, meu vivo reconhecimento a vossa Santidade. Oh! Quantos benefícios que concedeu vossa clemência durante o pouco tempo que passei na Cidade Eterna!

Atestam-no a faculdade de pregar missões em Roma, o desenvolvimento do santo Exercício da Via Sacra, e a elevação da “Adoração Perpétua do Santíssimo Sacramento”. Em uma palavra, não há favor, que eu vos tenha pedido para o bem comum de nosso Instituto, que não tenhais benevolamente concedido.

Estes motivos e muitos outros excitam em meu coração sentimentos do mais humilde respeito, obrigam-me a manifestar o meu devotamento e encorajam-me a mandar imprimir no frontispício destas páginas o vosso nome augusto, conferindolhes assim uma recomendação que lhe aumentará o valor.

O preito que vos rendo com este livro é, portanto conveniente e justo.

Mas será sempre de vossa parte, santíssimo Padre, pura benevolência se vos dignardes aceita-la. È o que espero, vendo-vos tão inclinado a promover tudo que de qualquer modo, possa facilitar o grande negócio da salvação das almas.

Este zelo admirável é que atrai sobre vós a proteção visível do Altíssimo.

É Deus, certamente, que a uma idade tão avançada ajunta santidade tão florescente: DEUS, vosso conselheiro em tão difíceis conjunturas, DEUS, vossa Força nas provações tão grandes da Igreja, DEUS mesmo, que será finalmente vossa recompensa por tão gloriosos empreendimentos, dirigidos todos para o bem do universo católico.

Digne-se vossa Santidade permitir que eu me prostre, com profunda submissão, beijando vossos pés sagrados, e oferecendo-vos minhas obras, minhas palavras e meu coração, e que me confesse, 
de vossa Santidade,
o mais humilde, respeitoso e obediente filho e servo,

Frei Leonardo de Porto-Maurício
Convento de São Boaventura,
Roma, 15 de Outubro de 1737. 

PREFÁCIO

Os tesouros, por grandes e preciosos que sejam, não podem ser estimados se não forem conhecidos. Eis porque, caro leitor, muitos não têm pelo santo Sacrifício da Missa o amor que deveriam ter, porque este tesouro, A MAIOR MARAVILHA e a MAIOR RIQUEZA da IGREJA DE DEUS é um TESOURO OCULTO um tesouro muito pouco conhecido. Ah! se todos conhecessem esta preciosidade celeste, tudo sacrificariam para adquiri-lo. A exemplo do mercador do Evangelho, cada um, de boa vontade, daria tudo que possuísse para obter tão precioso tesouro.(Mt 13, 46)

Para estabelecer, portanto, àqueles que não estimam suficientemente tão grande mistério, publicamos este opúsculo.

Talvez a primeira vista, você não dê muito valor a ele, pois tantos outros livros foram já impressos, que ensinam admiravelmente o método para participar com fruto da Santa Missa, que outros novos não se podem desejar, como temerário, pois seria preciso mais talentos, a fim de pôr, em evidência, todo o valor de um Mistério tão venerável, além da inteligência dos próprios Serafins.

Responder-vos-ei, ingenuamente, que dizeis a verdade. E confesso que nada tenho a objetar, e mais ainda, que por muito tempo estas duas considerações me detiveram. Tolhia-me viva repugnância de empreender uma obra que havia de ser julgada pelo público, como supérflua e além de minhas forças.

Dois motivos, porém, impeliram-me a vencer todas as resistências de meu coração. Em primeiro lugar um conselho, para mim sagrado como uma ordem, pois que vinha dum Personagem a quem, por muitos títulos, devo obediência. Em segundo lugar a esperança de este escrito prestará algum serviço às populações que tenho evangelizado nas Missões.

Com efeito, um dos maiores benefícios que se obtém das Missões é o incremento do culto e do amor ao Santíssimo Sacramento. A finalidade delas é excitar em todos os cristãos um santo fervor que os impila a nutrirem-se mais freqüentemente do Pão dos Anjos, a acompanhar o santo Viático, cada vez que ele é levado aos doentes, a fim de que se forme um grande cortejo de pessoas e luzes, numa palavra, se lhes prestem as honras e pompa adequadas. Muito esforço também é feito no sentido de levar, todos os fiéis católicos, a assistir diariamente à Santa Missa; e não podeis imaginar como é vantajoso, para atingir um fim tão santo, colocar, entre as mãos dos fiéis, livros compostos em estilo simples e a seu alcance. Esses livros aplanam toda dificuldade para excitar a devoção, aclarando a inteligência e aquecendo os corações; e muitas vezes tira-se deles mais proveito que mesmo das pregações, pois nestas a palavra se dissipa enquanto que a
verdade escrita permanece sempre sob os nossos olhos.

Ainda que este opúsculo, não fizesse bem senão a uma única alma, não se poderia dizer que ficasse sem fruto.

A fim de colocá-lo ao alcance de todos, ele só conterá três capítulos.

No primeiro encontrar-se-á uma curta introdução sobre a excelência, a necessidade, e as vantagens da Santa Missa; no segundo vai exposto um método piedoso e prático para dela participar com fruto; no terceiro, registram-se alguns exemplos próprios para excitar as pessoas, de boa condição, a assistir à Santa Missa todos os dias.

Em suma, é um TESOUTO OCULTO que eu vos desvendo, e, se souberdes dele aproveitar, enriquecereis de todos os bens para a vida e para a morte, para o tempo e para a eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ave Cor Mariae!