30 de junho de 2011

São Longuinhos




Vamos iniciar amanhã o mês em honra do Preciosíssimo Sangue de Cristo, o mês de julho e resolvi hoje falar um pouco de São Longuinhos, pois foi através de sua lança que do Sagrado Coração de Cristo jorraram Sangue e Água! Hoje, que é o último dia do mês consagrado a este Doce Coração!

São Longuinhos viveu no primeiro século, contemporâneo de Jesus, e seria o centurião romano que reconheceu Cristo como sendo o "filho de Deus" na crucificação. Veja Mateus 27:54; Marcos 15:39 e Lucas 23:47. Ele seria o soldado que feriu o lado de Jesus com a sua lança (Jo :19:34).

Provavelmente porque Longinus é derivado do grego "longche" que significa lança.

Diz a tradição que a água que saía do lado ferido de Jesus respingou em seu rosto e ele imediatamente sarou de uma grande problema de visão, e converteu-se, deixou o exército, recebeu instrução dos apóstolos e tornou-se um monge na Caesarea, Capadócia (hoje Turquia) .

Diz a tradição que foi preso e torturado para renegar sua fé tendo seus dentes sido arrancados e a língua cortada, mas o juiz encarregado do martírio ficou cego e Longinhos voltou a falar dizendo ele (juiz) só ficaria curado após a sua morte. Foi imediatamente decapitado e logo após o juiz ficou completamente são e se converteu.

Lança do Soldado Longuinhos

Sua lança é reverenciada como uma relíquia religiosa. É chamada de Sagrada Lança, pois tocou o corpo de Jesus e está preservada  em uma igreja da Antióquia. Atualmente, está a mostra no Museu de Viena, na Áustria.

Na Espanha e no Brasil ele é o protetor para encontrar objetos perdidos; mas confesso que mais adequado seria ser protetor daqueles que buscam a fé e desejam ter os olhos da alma curados.

Oração:

São Longuinhos, o senhor que teve os olhos curados pelo Sangue e Água que jorravam do Sagrado Coração de Jesus, intercedei por nós para que também tenhamos os olhos da alma curados e assim possamos buscar a verdadeira conversão! Amém.



2 comentários:

  1. Santa Mãe de Deus, já andava preocupada, sem saber nada de você, menina. Pensei esses dias em enviar-lhe um e-mail para perguntar sobre vc. Então está tudo bem? Postei no Alfa aquela linda música: "Coração Santo" para o nosso Jesus amado. Amei a história de São Longuinhos. Eu já a conhecia, mas vc é mais laboriosa, colocou mais detalhes, inclusive até a foto da lança. Bacana! E Davi, continua lindo e bem? A Paz! Com meu abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá querida amiga!
    Salve Maria!

    De fato peguei uma gripe que causou certos probleminhas nos meus pulmões ... enfim, estou de castigo e pouco posso ficar no meu consultório, lugar onde fica meu pc e a net.

    Estou aproveitando este "retiro" meio forçado e rezando mais e também peço suas orações, para que eu melhore logo.

    No mais que seja feita a santa vontade de Deus!

    Bjocas.

    ResponderExcluir

Ave Cor Mariae!