3 de maio de 2011

Essa Missa é para elite! Será mesmo?


Já ouvi de um parente que “essa Missa é para elite”. Outro dia, quando mostrava algumas fotos da liturgia tradicional para um grupo de estudioso afirmei que a tradição católica não é elitista, que entre os freqüentadores da Missa Tridentina no Brasil encontramos de doutores a semi-analfabetos, ricos e pobres.

Um franciscano me interpelou falando que não era assim. Reclamava que era coisa de elite porque tudo seria muito caro: “olha como são caras essas velas, como são caros esses paramentos.”

Não me ocorreu uma boa resposta na hora, apenas concordei que são relativamente caros. (Mas nem tanto… custam menos do que certos luxos, além disso, o fato dos paramentos serem caros não prova que todos os freqüentadores da Missa tenham dinheiro… ir a uma Missa no Vaticano ou na Saint-Chapelle não aumenta a conta bancária de ninguém). Depois uma pessoa que estava lá me falou: “podem até ser caros, mas foram pagos por pessoas que querem dar o melhor para Deus!”

Em todo caso, gostaria apenas de mostrar as fotos da Missa pontifical celebrada por Dom Gregory Ochiagha, Bispo emérito de Orlu, Nigéria. Não me parece que quem foi ver a Missa tenha muito dinheiro, nem o local é rico, não passa de uma cobertura de amianto. Além disso, bom seria lembrar que a Missa tradicional foi rezada por séculos em todos os lugares e para todas as pessoas, nas capelas de palácios e nos altares improvisados nas guerras, em ricas basílicas e em pobre santuários, para reis e príncipes e para lavadeiras e pedreiros. Não é uma Missa “para elite”, é o que sempre foi, uma Missa para todos os católicos.

Eis as fotos:

Dom Ochiagha vai ao altar

Elevação

Fila para a Comunhão

Primeira Comunhão

Comungantes

Na mesa da comunhão

Despedida

2 comentários:

  1. Incrivel como a Igreja católica é atacada com todos os tipos de questionário, creio que a missa seja para todos, o que pode ocorrer que alguns freis, padres falem para poucos, digo a homilia não seja clara para os mais simples, porém temos que orar por eles também para que o entendimento seja amplo.
    Paz e Bem!!

    ResponderExcluir
  2. Dona Giovana,
    Permita-me:

    Pois é.
    Tudo é obstaculo e entrave para celebrar a missa latina.
    Uma hora o povo não compreende a lingua; noutra os fieis não gostam; adiante, o rito é "caro".
    Aos últimos, soluciono o impasse...
    É so fazer um bingão das guitarras, baterias, contra-baixo, e com o valor arrecadado dar a Deus um rito digno e piedoso.
    Caro é tocar na missa, Led Zeppelin com roupagem católica; como se isso fosse possivel...
    Deus a abençoe.
    Olegario.

    ResponderExcluir

Ave Cor Mariae!