15 de novembro de 2011

E viva a República!!! "Onde os tarados são os tarudos"

  O texto completo das famosas considerações de Rui Barbosa sobre a  crise moral, que por razões óbvias não é  apresentado ao público, é o  seguinte:
        "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a  desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem- se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da  virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto ...
       Essa foi a obra da República nos últimos anos. No outro regime (monarquia) o homem que tinha certa nódoa em sua vida  era um homem perdido para todo o sempre - as carreiras políticas lhe  estavam fechadas.
      Havia uma sentinela vigilante, de cuja severidade todos se temiam a  que, acesa no alto, guardava a redondeza, como um farol que não se  apaga, em proveito da honra, da justiça e da moralidade gerais.
     Na República os tarados são os tarudos. Na República todos os grupos  se alhearam do movimento dos partidos, da ação dos Governos, da  prática das instituições. Contentamo-nos, hoje, com as fórmulas e  aparência, porque estas mesmo vão se dissipando pouco a pouco, delas  quase nada nos restando.
     Apenas temos os nomes, apenas temos a reminiscência, apenas temos a  fantasmagoria de uma coisa que existiu, de uma coisa que se deseja  ver reerguida, mas que, na realidade, se foi inteiramente.
     E nessa destruição geral de nossas instituições, a maior de todas as  ruínas, Senhores, é a ruína da justiça, colaborada pela ação dos  homens públicos, pelo interesse dos nossos partidos, pela influência  constante dos nossos Governos. E nesse esboroamento da justiça, a  mais grave de todas as ruínas é a falta de penalidade aos criminosos  confessos, é a falta de punição quando se aponta um crime que envolve  um nome poderoso, apontado, indicado, que todos conhecem ..."
      (Rui Barbosa - Discursos Parlamentares - Obras Completas - Vol. XLI -  1914 - tomo III - p. 86/87)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ave Cor Mariae!